isadora carneiro

Fotógrafo: Alberto Lefevre

SOBRE MIM

Como eu nasci? Circular de cordão? Cesária? Que som ecoava no ambiente? Quanto dilatou? Até quando eu mamei? Será que isso interfere na maneira que sou hoje? E se sim, como eu posso acessar essas memórias ?

“Pra mim elas fazem parte da história do ser humano”.

Foi assim, com essas questões em mente, que um desejo começou a brotar em mim: o de conhecer o partejar. Meu primeiro contato foi quando filmei uma parteira tradicional do Acre, a Dona Francisquinha. Depois, filmei cursos com Michel Odent e Heloisa Lessa, e em 2011 concluí um mini-doc chamado “O Futuro do Nascer” pro canal Futura. Até então, só ouvia com atenção e curiosidade as histórias de partos.

Finalmente, o primeiro parto que acompanhei foi em um hospital no Nepal. As condições para as mães e para os bebês eram muito precárias, com quatro mulheres dando à luz ao mesmo tempo, em macas de alumínio geladas. A vontade de ajudar, de cuidar, de estar mais perto só aumentava.

Dessa vontade surgiu uma missão: registrar os nascimentos. E desde então, a câmera se tornou minha ferramenta e companheira. Com ela nas mãos, e com um olhar atento, me descobri no ofício de contar as diversas histórias do universo da mulher, da família, do nascimento, da morte.

Sou formada em Audiovisual e me dedico a eternizar os momentos e rituais da vida.

Atualmente, participo como diretora, diretora de fotografia e montadora em projetos que seguem a temática. Um desses projetos é sobre luto gestacional aprovado no PROAC 2023, outro sobre mestres e mestras da cultura popular brasileira lei Paulo Gustavo, além de documentários musicais do SESC Instrumental e curta-metragens/videoclipes.